MEI precisa de contador? Entenda se é preciso desse profissional para abrir, manter e encerrar o seu empreendimento!
Saiba o que é, as vantagens, se o MEI precisa de contador e por que contar com o apoio desse profissional é uma escolha inteligente.
“MEI precisa de contador?”, essa é uma pergunta muito comum tanto para quem já atua nessa modalidade quanto para alguns que estão pensando em montar um negócio.
Diante de tal cenário, preparamos este artigo com informações valiosas e que vão ajudar você a entender melhor sobre essa modalidade de formalização e se, de fato, MEI precisa de contador ou não.
Isso posto, fique com a gente até o final e conheça com mais clareza como a atuação desse profissional pode ajudar você a elevar seus resultados a outros patamares.
O que é o MEI?
MEI é a sigla para “Microempreendedor Individual”.
É uma modalidade de registro simplificada, voltada para empresas que possuem faturamento de até R$ 81.000,00 anual e que desempenhe determinadas atividades econômicas.
Ele foi criado, dentre outros objetivos, com o propósito de facilitar a formalização de profissionais que atuavam de forma autônoma.
Ainda, existem várias outras regras que o MEI precisa cumprir para se enquadrar no regime, como não possuir débitos fiscais e não ser administrador, titular de outra empresa ou mesmo sócio.
Enfim, existem muitos detalhes que podem impactar na possibilidade de registro.
Trata-se de uma forma bastante simples de abrir um empreendimento, tendo em vista que o processo costuma ser feito totalmente online e o CNPJ costuma ser emitido rapidamente.
Por que pode ser uma decisão inteligente atuar nessa modalidade?
Decidir ser MEI pode trazer muitos benefícios ao seu empreendimento.
Por exemplo, você irá contribuir para o INSS e estará coberto por ele em algumas situações, por exemplo, poderá solicitar auxílio-doença e salário maternidade.
Formalizar-se como MEI é uma maneira de profissionalizar o seu negócio, tendo em vista que você poderá contar com CNPJ, poderá abrir conta como pessoa jurídica, emitir documentos fiscais, etc.
Além disso, a carga tributária que o MEI precisa cumprir é reduzida, em comparação com outros regimes tributários.
Mas atenção, independentemente de você ter ou não faturamento, deverá recolher sua guia, pois o valor a pagar não está vinculado ao seu faturamento, ou seja, é fixo.
Ainda, temos que a burocracia que precisa ser atendida é bem mais simples, tratando-se de abertura, alterações e baixa.
Geralmente elas podem ser feitas pela internet em apenas alguns minutos.
Inclui-se que o MEI precisa cumprir com um número reduzido de declarações.
Quais os cuidados ter ao operar como MEI?
Apesar de todas as vantagens, ainda assim é preciso ter atenção a muitos aspectos para garantir que sua empresa mantenha um bom relacionamento com o fisco.
Por exemplo, existe um número restrito de atividades que podem atuar como MEI, sendo assim, caso atividade desenvolvida por sua empresa não seja permitida, você poderá ter sérios problemas como, por exemplo, o pagamento de multas.
Lembre-se que você deverá respeitar o limite de faturamento anual e existem regras específicas que devem ser seguidas caso você extrapole durante o ano.
Ainda, perceba que podem haver mudanças na legislação do MEI, fazendo com que sua empresa tenha de se desenquadrar, atentar-se a elas é essencial para que você esteja em dia junto ao Estado.
MEI precisa de contador?
Como já conversamos, o registro da empresa MEI é fácil e, grande parte das vezes, pode ser feito por você mesmo pela internet.
Contudo, existem muitos detalhes que podem impactar na regularidade do seu negócio, inclusive, detalhes ligados ao Imposto de Renda que você possivelmente precisará pagar ou declarar como pessoa física.
Nesse sentido, tendo em vista que a nossa legislação tributária é bastante complicada, embora não seja essencial, ter o auxílio de um contador especializado em MEIs ajudará você a lidar com essas questões com mais tranquilidade.
Dessa forma, o suporte do contador irá além de ajudar você na emissão da guia que precisará ser recolhida mensalmente e nas declarações que devem ser feitas, mas também auxiliar no atendimento às mudanças na legislação e burocracias.
Precisamos acrescentar que, com a ajuda do contador, você poderá ter o suporte adequado para ter uma gestão mais eficiente da sua empresa.
Isso ocorre, pois ele consegue fornecer relatórios importantes os quais vão ajudar a ter mais controle dos seus recursos e entender como suas decisões estão repercutindo nos seus resultados.
Ainda, ele poderá ajudar você a ter uma melhor organização do seu negócio, com a implantação de processos que vão contribuir para um melhor controle.
Acredite, mesmo sendo uma empresa mais simples de operar, muitos microempreendedores ainda não utilizam ferramentas para acompanhar as finanças e não costumam tomar decisões com base nos números concretos, isso contribui para aumentar os riscos do negócio.
Como escolher o profissional ideal para ajudar na gestão da sua empresa?
Bem, agora que você sabe se MEI precisa de um contador e da importância desse profissional para o sucesso do seu negócio, precisamos conversar sobre alguns cuidados que você precisa ter ao buscar pela ajuda desse profissional.
Inicialmente, é preciso conhecer suas finanças e saber quais os limites que você precisa respeitar ao contratar seu contador.
Lembre-se que será um gasto que sua empresa terá, sendo assim, deve ser feito de maneira planejada.
Outra dica importante é buscar por alguém que já tenha experiência com o seu segmento.
Perceba que, mesmo sendo uma empresa mais simples, existem muitos detalhes que precisam ser respeitados.
Levante também as necessidades da sua empresa, procure entender o que, de fato, você irá precisar, fazer isso facilita a busca por profissional que atenda às necessidades do seu negócio.
Ao identificar um possível candidato, busque entender quais os serviços que ele poderá prestar para garantir que ele, de fato, atenda às necessidades da sua empresa.
Seguir essas dicas vai ajudar você a fazer escolhas inteligentes.
Em síntese, quando se trata de saber se “MEI precisa de um contador”, notamos que pode-se abrir, operar e baixar a empresa sem o auxílio do profissional, mas é fundamental lembrar que o suporte dele pode ser essencial para que sua gestão seja mais simples e para o sucesso do seu negócio.