Entenda mais sobre o regime e os benefícios do Simples Nacional. Conheça também os cuidados que você precisa ter ao ser optante.
Em nosso texto trouxemos alguns dos benefícios do Simples Nacional e algumas dicas importantes que vão ajudar você a ficar longe de armadilhas. Confira!
Benefícios do Simples Nacional: você sabe quais são?
Este artigo que preparamos tem como objetivo ajudar você a entender melhor sobre o assunto.
Nele, trouxemos informações que vão ajudar você a entender mais sobre o que, de fato, é esse regime, suas vantagens e o que levar em consideração ao optar por ele.
O que é o Simples Nacional?
O Simples Nacional, de forma geral, é um regime tributário voltado para empresas que possuem faturamento de até R$ 4.800.000,00.
Nesse sentido, ele é direcionado para microempresas e empresas de pequeno porte.
Regulamentado pela Lei Complementar 123/2006, tem como objetivo proporcionar uma carga tributária reduzida e menor burocracia a esses empreendimentos.
Todavia, para se enquadrar nele, é preciso cumprir com algumas exigências que vão além do limite de faturamento, as quais estão ligadas às atividades desenvolvidas e formação do quadro societário, por exemplo.
Sendo assim, apesar de ser um enquadramento simplificado, existem muitos detalhes para os quais você deva se atentar para poder optar por ele e continuar recolhendo seus tributos por meio do Simples Nacional.
Quais os benefícios do Simples Nacional?
Dentre os benefícios do Simples Nacional temos:
- carga tributária reduzida em muitos cenários;
- o número de obrigações tende a ser mais enxuto, em comparação, por exemplo, ao Lucro Real e Lucro Presumido;
- possibilidade de recolher até 8 tributos em uma única guia, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), etc.
Esse enquadramento tem se mostrado benéfico para muitos empreendimentos, contribuindo, inclusive, para que empresas paguem menos tributos e tenham mais facilidade em estar em dia junto ao fisco.
O que considerar ao optar pelo regime?
Contudo, apesar dos benefícios do Simples Nacional, antes de optar pelo regime é preciso tomar alguns cuidados.
Por exemplo, é necessário verificar se não existem vedações ligadas à atividade desenvolvida pela sua empresa.
Realizar um planejamento tributário ajudará a entender se, de fato, essa é a melhor escolha para o seu negócio, o qual consiste em um estudo que visa entender, por meio de projeções, em qual regime sua empresa irá pagar menores valores de tributos.
Também é preciso conhecer os prazos para opção, tendo em vista que existem momentos específicos para solicitar enquadramento no Simples Nacional.
A gente pode perceber que o Simples Nacional consiste em um enquadramento que pode ser muito vantajoso para a sua empresa, se atentar às dicas que trouxemos em nosso material ajudará você a optar com mais segurança pelo regime.
Isso posto, precisamos lembrar que nós somos uma contabilidade especializada nesse assunto e vamos ajudar você a entender melhor se realmente essa é a melhor alternativa para o seu estabelecimento.
O que você acha da gente conversar sobre isso?
Entre em contato com a gente no chat ao lado!